Yara Duarte
30 May
30May

 Uma viagem de intercâmbio requer um bom planejamento para que tudo dê certo, e muitas vezes não sabemos nem por onde começar. Este artigo irá ajudar quem pretende tirar este sonho da "lista de desejos"e transformá-lo em realidade. 

  O ideal, e também, o que a maioria das pessoas fazem, é deixar para fazer uma viagem de intercâmbio após concluírem o último nível do curso de inglês em seu país de origem. Mas alguns preferem arriscar, e  já no nível básico, procuram fazer esta viagem; o que não deixa de ser uma experiência enriquecedora para dar um "up" no seu aprendizado. O nível básico no idioma é um dos requisitos essenciais para você conseguir manter uma conversa sem muitas dificuldades, seja para pedir informações no aeroporto ou algo para comer em uma lanchonete. 


   O importante é você se preparar o quanto antes no idioma, principalmente se a viagem faz parte de seus planos de curto prazo.
Como todo aprendizado, você terá que se dedicar algum tempo, até se sentir preparado e confiante na hora de usar a conversação. Durante o período do curso, é importante já ir pensando no destino da viagem. Com certeza, você já deve ter em mente um país que gostaria de conhecer. Mas você sabe quanto terá de poupar para isso? Não deixe esta decisão para a última hora; até porque, alguns destinos são bem mais caros do que outros, e a ideia é planejar para que você não tenha que escolher a opção mais econômica, simplesmente porque deixou de juntar a quantia necessária. Além disso, na hora de fazer a escolha do destino, é importante levar em consideração, o seu perfil. Se você é uma pessoa que ama as baixas temperaturas, será muito melhor embarcar para o país, estando este na estação outono/inverno. Assim, irá se sentir mais confortável com o clima da região. Mas alguns países apresentam pouca variação de temperatura entre as estações, é preciso procurar informações sobre isso, até para você saber quais roupas levar na bagagem. Uma dica para quem está indeciso e não sabe para onde ir: assista documentários sobre os países que tem interesse em conhecer, e também, procure por depoimentos de pessoas que já fizeram intercâmbio para aquele lugar, esses recursos poderão ajudar na decisão. Se você já tem um dinheiro guardado para esta finalidade, é uma preocupação a menos. Mas se este não é o seu caso, aconselhamos a abertura de uma conta de poupança em qualquer banco de sua escolha. Após abertura da conta, procure reservar, todo mês, aquela quantia estabelecida para você realizar a tão sonhada viagem. O valor mensal a ser depositado é você quem irá determinar. E lembre-se de juntar mais do que o orçamento indicar, pois é preciso ter uma "margem de segurança", para cobrir possíveis imprevistos que possam ocorrer, e também, para as irresistíveis compras no exterior.
Outro detalhe importante... Os procedimentos para obter o passaporte, um documento indispensável para qualquer viagem internacional. O passaporte, ao contrário do que muitos imaginam, é bastante simples de se obter, é um direito concedido a todo cidadão. Para consegui-lo, basta que o interessado agende uma data para comparecimento na Polícia Federal, com todos os documentos exigidos e com a Guia de Recolhimento da União (GRU) paga. Depois é só comparecer no dia marcado para retirada do documento depois de pronto. Em breve faremos um artigo mais detalhado sobre este assunto.
   Após atingir um bom nível de inglês,  reservar a quantia mais do que necessária para a sua viagem  e estar com passaporte em mãos, o próximo passo é buscar uma agência de intercâmbio de sua confiança para fechar o pacote. 

   Os detalhes de como obter o visto para o país de destino poderão ser melhor esclarecidos diretamente nessas agências, especializadas no assunto, pois este é um procedimento trabalhoso e que envolve burocracia.

   Visto obtido? Passagens compradas? Agora é só fazer as malas e boa viagem!! Logo abaixo  um breve resumo das principais modalidades de intercâmbio.

TIPOS DE INTERCÂMBIO:

HIGH SCHOOL 🏫📕

Na modalidade high school, por exemplo, estudantes na faixa etária de 15 a 18 anos, são matriculados em escolas no exterior, para conclusão do ensino médio. Algumas matérias consideradas obrigatórias no ensino médio do Brasil podem não ser incluídas no programa de ensino de algumas escolas no exterior. Isso poderá afetar a continuidade dos estudos aqui no país, nada que não possa ser resolvido.

AU PAIR 👶🍼

Au Pair é modalidade de intercâmbio que atrai o público feminino; mulheres que gostam e já possuem alguma experiência em cuidar de crianças podem se inscrever como candidatas às vagas de babá no exterior, desde que  tenham idade entre 18 e 30 anos, não podendo a babá completar 30 anos de idade no exterior ou durante o período mínimo que deverá permanecer no exterior.

 
TRAINEE 🎓🔮

   Para os recém-formados que estão a procura de um "algo a mais" para valorizar o currículo,  a opção de intercâmbio mais indicada é a Trainee. Este tipo de intercâmbio proporcionará uma rica experiência no campo profissional, abrindo as portas para grandes oportunidades de emprego em empresas multinacionais.

ESTUDO E TRABALHO 📖👷
Existe uma modalidade de intercâmbio que combina estudo e trabalho. É uma opção de intercâmbio para quem quer amenizar os gastos da viagem, além de proporcionar conhecimento e experiência de trabalho para acrescentar ao currículo profissional.

TRABALHO VOLUNTÁRIO 💓👍
Indicado para pessoas que se preocupam com as causas sociais. Uma opção de intercâmbio interessante para quem quer fazer o bem, adquirir experiência para enriquecer o currículo, além de conhecer uma nova cultura. Neste caso é preciso pesquisar bastante para saber o tipo de trabalho voluntário que será realizado.
Agora que você já sabe tudo o que precisa para planejar o seu intercâmbio, desejamos boa viagem!!



Comentários
* O e-mail não será publicado no site.