O Present Continuous tem uma característica identificada no verbo, sendo este terminado em "ing", sugerindo que a ação está sendo executada no momento em que se fala, ou seja, no presente imediato.
Este "ing" no final do verbo equivale ao que chamamos de Gerúndio no Português, ou seja, são os verbos terminados em "ndo" (exemplo: fazendo, resumindo, comendo, andando, etc.)
Vamos ver como ficaria a estrutura de uma frase na afirmativa, neste tempo verbal:
No exemplo acima mostramos como fica o Present Continuous com o verbo walk (caminhar). Observe que no final dele acrescentamos "ing".
Se fosse o verbo falar, ficaria speak + ing = speaking. Se fosse o verbo dormir, ficaria sleep + ing = sleeping, e assim por diante...
A tradução da frase completa, "I am walking", por exempo, é "Eu estou caminhando".
Como dissemos anteriormente, o Present Continuous é um tempo verbal em que a ação do verbo ocorre no momento da fala. Para sua construção, utilizamos o verbo to be + o verbo principal terminado em ''ing''.
Agora vamos aprender a usar Present Continuous na negativa? Observe:
O advérbio "not" equivale ao advérbio de negação "não" do Português. Ele serve para dizer que a ação não está sendo feita naquele tempo verbal. A palavra advérbio significa "junto ao verbo".
É palavra modificadora que acompanha o verbo para modificá-lo, assim como os adjetivos modificam os substantivos.
No exemplo acima, temos a negação da ação, ou seja "I m not walking", ou seja, "Eu não estou caminhando" (neste momento, ou seja, no Present Continuous).
E como formulamos perguntas utilizando o Present Continuous? Muito simples! Basta deslocarmos o verbo to be, de forma que este fique antes dos pronomes:
Nosso aluno, muito curioso, deve estar se perguntando como formulamos perguntas na negativa, utilizando o Present Continuous. A pergunta será do tipo: "Você não está caminhando?"
Veja nosso exemplo:
Observe, no quadro acima, que o posicionamento do "not" é sempre acompanhando o verbo, indicando ser um advérbio, ou seja, um ''acompanhamento'' do verbo. Sem segredos aqui, não é mesmo?
Temos uma observação importante para complementar o seu estudo. A forma como ensinamos a fazer perguntas na negativa usando o Present Continuous aqui é o que se usa no inglês formal. Já explicamos que o advérbio deve acompanhar o verbo, seguindo os padrões de gramática. Em situações informais, você pode se deparar com perguntas do tipo: Aren't you walking? Não estranhe se isso acontecer, pois é bastante comum.
Esperamos que tenha entendido tudo sobre o Present Continuous com este artigo que preparamos com muito cainho para você e, no próximo artigo, falaremos sobre o Present Simple. Qualquer dúvida, deixe sua pergunta nos comentários, ok?
Até a próxima dica de inglês. Um forte abraço! =)